Consórcio ou  financiamento?
A principal vantagem dos consórcios é que não embutem juros e os custos  tendem a ser mais baixos que os dos financiamentos. De qualquer forma,  são necessários alguns cuidados antes de aderir à modalidade:
 
Contrato
Antes de tomar a decisão, é importante ler atentamente todas as cláusulas do  contrato.Observe o prazo de duração do contrato e analise sua  viabilidade. Lembre-se de que, após a assinatura, você estará comprometido por vários meses com a empresa.
 
Produto
Fique atento a todos os detalhes do bem e dos pagamentos. Descrição do  crédito, taxa de administração e percentual de amortização mensal devem  estar claros.
 
Como acontece o sorteio?
O sorteio é baseado na extração da loteria federal do sábado anterior à  realização da assembleia de contemplação. Desta, participam somente os  consorciados que estiverem com o pagamento das prestações em dia.
 
O que acontece após ser contemplado?
De posse da carta de crédito, o consorciado escolhe o bem que irá adquirir e, após apresentar as garantias exigidas pelo contrato, terá a  liberação do pagamento. Vale ressaltar que as prestações deverão  continuar sendo pagas até o encerramento do grupo.
 
Posso alterar o bem?
Pode, caso a cota ainda não tenha sido contemplada.
 
Quem  pode ter um Consórcio do Sicoob?
Pessoas físicas e jurídicas, associadas ou não associadas do Sicoob Ascicred.  Funcionários e dirigentes do Bancoob e do Sicoob Confederação, bem como  das cooperativas centrais e singulares.