Previna-se de fraudes

Num sentido amplo da palavra, fraude é um esquema ilícito ou de má fé  criado para obter ganhos pessoais.  Com o aumento do uso da Internet e  do correio eletrônico (e-mail), tornou-se grande o número de pessoas  mal-intencionadas que utilizam esses meios para tentar realizar fraudes.

Neste caso, a informação é a melhor maneira de se prevenir contra estes tipos de ações. Pensando nisso, o Sicoob consolidou 10 dicas de segurança  para auxiliá-lo na prevenção e no combate a Fraudes e também informação  sobre Engenharia Social, contribuindo cada vez mais para aumentar sua  segurança nas transações financeiras.

10 DICAS PARA EVITAR FRAUDES NA INTERNET

1. Mantenha o antivírus atualizado em seu computador.

2. Certifique-se que está no internet banking do Sicoob (https://ib.sicoobnet.com.br/inetbank/login.jsp) 

a. Note que no início do campo "endereço" surgem as letras "https".

b. Clique sobre o cadeado e/ou a chave de segurança que aparece quando se  entra na área de segurança do site. O certificado de habilitação do site deve aparecer na tela confirmando sua autenticidade, conforme figura a  seguir. Fique alerta: Em alguns sites "piratas" o cadeado pode até  aparecer, mas será apenas uma imagem e ao clicar sobre ele, nada irá  acontecer.

3. Sempre que acessar o internet banking do Sicoob (SicoobNet), escolha a titularidade, digite o número da sua  cooperativa, conta corrente e sua senha de forma errada na primeira vez, se aparecer uma mensagem de erro significa que o site é verdadeiro,  porque o sistema de segurança do Sicoob tem como checar a senha. Sites  piratas não têm como conferir a informação, o objetivo é apenas capturar a senha correta.
4. Acompanhe os lançamentos em sua conta corrente. Caso constate qualquer crédito ou débito irregular,  entre imediatamente em contato com a sua cooperativa.
5. Cuidado com e-mails não solicitados ou de origem desconhecida, especialmente se tiverem arquivos anexados.
6. Não realize operações em equipamentos públicos ou que não tenham programas antivírus atualizados.
7. Ao escolher um provedor, leve em consideração suas políticas de segurança e a confiabilidade da empresa.
8. Opte por versões de browsers (programas de navegação) mais atualizadas, pois geralmente incorporam melhores mecanismos de segurança.
9. Só faça downloads (transferência de arquivos) de sites que você conhece e sabe que são confiáveis.
10. Troque a sua senha de acesso ao internet banking do Sicoob periodicamente.

Entenda e Evite a Engenharia Social

O que é?

Consiste na obtenção de informações importantes por meio de uma conversa  informal, aproveitando da ingenuidade das pessoas, explorando sua  confiança ou vontade de ajudar.

Como funciona?

Geralmente o golpista se faz passar por outra pessoa ou finge ser um profissional de determinada empresa ou área.

O individuo mal-intencionado usa o telefone, e-mail, salas de bate-papo,  sites de relacionamento e mesmo o contato pessoal para conseguir as  informações que procura.

Como evitar:

  • Desconfie de telefonemas de pessoas que se identificam como técnicos ou  funcionários de determinada empresa e solicitam informações e  dados  sobre a sua empresa, sobre o ambiente que você convive, trabalha, sobre  você, etc.
  • Evite fazer cadastros  pela Internet, especialmente fornecendo seus dados pessoais. Se  necessário, somente o faça se confiar no site.
  • Nunca forneça informações sensíveis, pessoais ou da empresa, por telefone ou  outros meios, quando a iniciativa do contato não seja da sua parte.
  • Nunca forneça sua senha por telefone, e-mails ou outros meios que não sejam o acesso normal aos aplicativos utilizados, ao site da sua cooperativa ou às máquinas de caixa eletrônico.
  • O lixo pode ser uma fonte de informações para pessoas mal intencionadas.  Destrua os documentos que contenham informações sensíveis, pessoais ou  corporativas, antes de descartá-los.